quarta-feira, 12 de junho de 2013

Alfa Romeo 158 "Alfetta" 1950 Miniatura nº 6

Esta miniatura foi feita em pouco mais de dois meses, e foi sendo aperfeiçoado o processo de confecção da carroceria e das demais partes do carro. Este foi um dos mais bem sucedidos projetos de carro de corrida da Alfa Romeo, e dos mais emblemáticos carro de corrida da história. Foi lançado em 1938, e obteve diversas vitórias nas pistas antes e depois da segunda guerra, tendo inclusive, vencido os dois primeiros campeonatos da recém-criada Fórmula 1 (1950/1951). Em 1950 pilotada por Nino Farina e 1951 por Juan Manuel Fangio. Projetado pelo engenheiro Gioacchino Colombo, com um motor de oito cilindros em linha, inicialmente com 1.5 litros e 195 hp, posteriormente com a implementação de compressor Roots chegou a 350 hp, e na tempora de 1951 (já com a denominação 159) a 425 hp. Foi pilotada pelos maiores volantes da época: Nino Farina, Juan Manuel Fangio, Clemente Biondetti, Carlo Trossi e Achille Varzi.

O carro:









Características técnicas:

País de origem: Itália
Motor: frontal, longitudinal, 8 cilindros em linha, duas válvulas por cilindro DOHC
Cilindrada/Potência: 1.5 litros,  350 hp
Carburador
Compressor Roots Supercharged
Câmbio: de 4 marchas
Freios: a tambor nas quatro rodas (Hidráulicos)
Chassi: de painéis de alumínio e aço tubular
Corpo: em Alumínio
Suspensões (Dianteira): braços a direita, mola transversal e amortecedores hidráulicos
Suspensões (Traseira): eixos oscilantes, mola transversal semi-elíptica, amortecedores hidráulicos

A miniatura:

Alfa Romeo 158 "Alfetta" 1950

Alfa Romeo 158 "Alfetta" 1950

Alfa Romeo 158 "Alfetta" 1950

Alfa Romeo 158 "Alfetta" 1950

Alfa Romeo 158 "Alfetta" 1950

Alfa Romeo 158 "Alfetta" 1950

Alfa Romeo 158 "Alfetta" 1950 
Alfa Romeo 158 "Alfetta" 1950


Alfa Romeo 158 "Alfetta" 1950


Alfa Romeo 158 "Alfetta" 1950


Alfa Romeo 158 "Alfetta" 1950