quarta-feira, 12 de junho de 2013

Maserati V8 RI 1935 Miniatura nº 4

Esta  quarta miniatura, que dá sequencia ao projeto de contar a história das corridas retrata outro famoso monoposto dos anos 30. Levei cerca de três meses para executar o trabalho. Este foi um ousado projeto dos irmãos Maserati que com a ajuda de Isotta Fraschini, criaram uma nova liga de metais leves denominada "Elektra" para a confecção de várias peças do carro. A nova regra para 1935 limitava o peso dos carros a 750 kg a seco, e com isto foi necessário reduzir o peso dos novos modelos. O carro era equipado com um também novo motor V8, que era configuração ainda não muito usual. O RI do nome do carro vem de "Ruote Independenti", ou seja, suspensão independente (dianteira), o que também era uma inovação para a época. Foi um carro que ao longo de sua utilização apresentou uma série de problemas, não atendendo as grandes expectativas Italianas em cima do carro, para que vencesse as flechas de prata alemãs (Auto-Union e Mercedes). Foi pilotado por Philippe Etancelin  e por Nino Farina (na época 2º piloto da escuderia Maserati).


O carro:





Características técnicas:

País de origem: Itália
Motor: frontal, longitudinal, 8 cilindros em V a 90º, duas válvulas por cilindro SOHC
Cilindrada/Potência: 4.788 litros, 320 hp
Carburador: Weber 50 DCO
Compressor roots
Câmbio: de 4 marchas
Freios: a tambor nas quatro rodas (Hidráulicos)
Chassi: de membros de alumínio e braços cruzados
Corpo: em Alumínio
Suspensões (Dianteira): triângulos duplos e barra de torção
Suspensões (Traseira): Eixos oscilantes e molas semi-elípticas

A miniatura:

Maserati V8 RI 1935

Maserati V8 RI 1935

Maserati V8 RI 1935

Maserati V8 RI 1935

Maserati V8 RI 1935

Maserati V8 RI 1935

Preço: Sob consulta