Aston Martin DBR4 1959 Miniatura nº 18

Esta décima oitava miniatura, fiz em homenagem aos 100 anos da Aston Martin completados agora em 2013, e ainda abordando a fórmula 1.  David Brown já tinha interesse de colocar nas pistas um Aston Martin de fórmula 1. O carro foi testado no final de 1957, para estrear na temporada de 1959. Era muito semelhante aos carros competitivos da época. Jack Brabham havia sido sondado para pilotar o Aston, mas preferiu ir para a Cooper Climax. Correram com o DBR4 Carroll Shelby e Roy Salvadori. Salvadori fez uma estréia promissora no Tourist Trophy 1959, terminando em segundo atrás de Jack Brabham com o Cooper Climax. Foi a única participação de sucesso do carro na fórmula 1. A categoria havia mudado e a partir desta etapa, as corridas foram dominadas pelos carros com motor traseiro. Foram construídos 4 DBR4, e um deles foi em parte aproveitado para a construção dos DBR5 que viriam em seguida.

O carro:







Características técnicas:

País de origem: Inglaterra
Motor: frontal, longitudinal, 6 cilindros em linha, duas válvulas por cilindro DOHC
Cilindrada/Potência: 2.5 litros, 280 hp
Carburador: 3 Weber 50 DCO
Câmbio: David Brown de 5 marchas
Freios: a disco Girling nas quatro rodas
Chassi: de alumínio tubular 
Corpo: em Alumínio
Suspensões (Dianteira): triângulos duplos, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos
Suspensões (Traseira): Eixo DeDion, links à direita, barras de torção transversais, amortecedores hidráulicos

A miniatura: Status: vendida no leilão Motostalgia/2013 em Austin.


Aston Martin DBR4 1959

Aston Martin DBR4 1959

Aston Martin DBR4 1959

Aston Martin DBR4 1959

Aston Martin DBR4 1959

Aston Martin DBR4 1959

Aston Martin DBR4 1959

Aston Martin DBR4 1959

Aston Martin DBR4 1959

Aston Martin DBR4 1959

Aston Martin DBR4 1959

Aston Martin DBR4 1959

Aston Martin DBR4 1959

Aston Martin DBR4 1959

Aston Martin DBR4 1959


Aston Martin DBR4 1959
Aston Martin DBR4 1959