Duesenberg 183 Grand Prix 1920 Miniatura nº 12

Nesta décima segunda miniatura abordei um carro Americano, devido a histórica vitória obtida pelo Duesenberg 183 em Le Mans. Os irmãos Duesenberg criadores do carro, desenharam um novo motor de 8 cilindros em linha (os motores desta época com a configuração 8 em linha, foram inspirados pelo motor 8 em linha aeronáutico de Ettore Bugatti). Os irmãos Duesenberg já haviam obtido relativo sucesso com a construção de motores nas corridas, havendo obtido um segundo lugar na Indy 500 em 1916. Na época da primeira grande Guerra os irmãos construíram motores para barcos e aeronaves. Na Indy 500 em 1921 o Duesenberg 183 obteve o segundo lugar. Para correr na França, os irmãos Duesenberg introduziram pela primeira vez os freios a tambor hidráulicos. Os Duesenberg foram também os primeiros americanos a fabricar um carro de Grand Prix. Na prova da França em Le Mans, esperava-se a vitória das equipes da casa, mas surpreendentemente, após problemas de radiador furado (o que ocorria com frequência na época) e super-aquecimento do motor, Jimmy Murphy o piloto do Duesenberg venceu a prova, fato que não se repetiria tão cedo até 1960.

O carro:






Características técnicas:

País de origem: Estados Unidos 
Motor: frontal, longitudinal, 8 cilindros em linha, três válvulas por cilindro SOHC
Cilindrada/Potência: 2.997 litros, 114 hp
Carburador: 2 Miller  
Câmbio: de 3 marchas  
Freios: a tambor nas quatro rodas hidráulicos  
Chassi: tipo escada
Corpo: em Alumínio
Suspensões: (Dianteira/Traseira) eixo rígido, molas semi-elípticas, amortecedores de fricção Monroe 

A miniatura: Status: vendida no leilão Motostalgia/2013 em Austin.


Duesenberg 183 Grand Prix 1920

Duesenberg 183 Grand Prix 1920

Duesenberg 183 Grand Prix 1920

Duesenberg 183 Grand Prix 1920

Duesenberg 183 Grand Prix 1920

Duesenberg 183 Grand Prix 1920

Duesenberg 183 Grand Prix 1920