Fiat S74 1911 Miniatura nº 33

Nesta trigésima-terceira miniatura, retratei um carro centenário da Fiat. Os carros de Grand-prix da Fiat neste período (e de algumas outras marcas), apelavam para os motores cada vez maiores, acreditando que a fórmula para a vitória estava no deslocamento dos motores. Este Fiat tinha um enorme motor de 4 cilindros em linha com 14,3l de deslocamento. Uma das razões é que as corridas nas estradas depois do Grand-prix da França de 1908 ficaram mais raras. Os carros foram voltados também para os recordes de velocidade, o que era outra moda da época. A base para estes enormes motores de 4 cilindros foi projetada pelos engenheiros Isotta Fraschini, Gaetano Estefanini e Giuseppe Coda. Os primeiros carros desta leva (denominados S61) foram enviados para os Estados Unidos para competir por lá. Os novos modelos desenvolvidos no Inverno de 1910/1911 foram denominados S74 Grand-prix. Estes modelos também foram enviados para os Estados Unidos, e utilizados por vários pilotos americanos, notadamente por David Bruce-Brown, que havia vencido o Grand-Prix de 1910 em Savannah com um Benz, e repetiu o feito em 1911 com o Fiat S74. Em 1912 no Grand-prix da França, novamente causou sensação com o Fiat, mas infelizmente teve problemas de abastecimento e o outro Fiat S74 que estava na prova, pilotado por Louis Wagner chegou em segundo, atrás de um Peugeot. David Bruce-Brown perdeu a vida pilotando o Fiat S74, durante os treinos para o Grand-Prix de Milwaukee, que foi vencido por um Fiat S74 pilotado por Caleb Bragg.

O carro:










Características técnicas:

País de origem: Itália
Motor: frontal, longitudinal, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro SOHC duas velas por cilindro.
Cilindrada/Potência: 14,3 litros, 180 hp
Carburador
Câmbio: de 4 marchas 
Freios: a sapatas helicoidais com atuação diretamente no eixo de transmissão, refrigerada a água. 
Chassi: chassis tipo escada
Suspensões (Dianteira): feixes de molas e amortecedores de fricção.  
Suspensões (Traseira): feixes de molas

A miniatura: Retrata o carro com profusão de detalhes,  utilizando na miniatura sempre que possível, os mesmos materiais de acabamento como couro nos bancos com acabamento em capitonê e correias, madeira nos painéis internos e volante forrado com corda de algodão. Parte inferior da miniatura altamente detalhada. Status: à venda preço sob consulta.



Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911



Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911


Fiat S74 1911
Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911

Fiat S74 1911