sexta-feira, 30 de junho de 2017

Nova miniatura: Sandford S Grand Sport 1927 miniatura nº 41

Nesta nova miniatura que inicia mais uma série de cinco carros, retratei um peculiar carro de turismo triciclo de origem Francesa. Quando o inglês Stewart Sandford mudou-se para a França trabalhou como vendedor dos triciclos da Morgan, que obtinham sucesso nas vendas devido a taxação de impostos ser menor para veículos com menos de quatro rodas. Os clientes começaram a pedir triciclos com motores mais potentes, pois o pequeno motor de dois cilindros e dois tempos do Morgan Aero Supersports não tinha uma performance muito louvável. Sandford viu uma oportunidade para fabricar o seu próprio triciclo, que começou a ser construído em uma pequena instalação nos arredores de Paris em 1922 por uma equipe de cerca de 12 pessoas, que conseguiam construir o carro em 15 dias. O pequeno Sandford, tinha algumas vantagens sobre o Morgan, o chassis era de aço (o do Morgan era de madeira), e especialmente a mecânica com um motor Ruby de quatro cilindros em linha e quatro tempos, que gerava bons 35hp (que podia ser incrementado com a adição de um compressor para os carros de competição). O câmbio era de três marchas. A suspensão do tipo "pilar deslizante" tinha muita semelhança com o sistema utilizado pelo Morgan. A transmissão para a única roda traseira, era através de um sistema de correntes duplo. Atingia uma velocidade máxima de 85 mph. O carro tinha dois lugares, apesar do espaço diminuto do interior. Foram vencedores de inúmeras competições na Europa atingindo velocidades de até 120 mph ! Como a estabilidade nas curvas era precária devido as três rodas, o co-piloto servia de contra-peso no momento de fazer as curvas fechadas. Os Sandford foram construídos de 1922 a 1936, e foram produzidos em número limitado. Em 1936 após a Ruby Engine Company que fornecia os motores, ser comprada por um concorrente de Sandford, foi encerrada a produção. Hoje restam poucos exemplares ainda rodando.


O Carro:










Características técnicas:

País de origem: França
Motor: Frontal, longitudinal, quatro cilindros em linha de quatro tempos Ruby.
Cilindrada/potência: 1,1 litros/35 hp (sem compressor)
Carburador: Zenith
Câmbio: de 3 marchas
Freios: A tambor apenas nas rodas dianteiras operados por cabos.
Tração: a corrente com cadeia dupla na única roda traseira.
Chassis: Armação em aço.
Carroceria: de alumínio sem pintura.
Suspensões (Dianteira): do tipo "pilar deslizante" com molas e amortecedores de fricção.
Suspensões (Traseira): rígida sem amortecimento devido ao sistema de tração.
Velocidade máxima atingida: 120 mph.

A miniatura: Retrata o carro com grande fidelidade nos detalhes, com a suspensão dianteira retratada de maneira totalmente fiel ao carro, sistema de freios e direção. Tapeçaria em couro vermelho costurada à mão. Interior da miniatura com alto nível de detalhamento. Status: à venda preço sob consulta.


Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927


Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927

Sandford S Grand Sport 1927


Nenhum comentário:

Postar um comentário