ERA e-type 1938 Grand Prix Miniatura nº 25

Nesta vigésima-quinta miniatura foi retratado mais um carro de Grand Prix dos anos 30. A ERA (English Racing Automobiles) era uma empresa Inglesa dedicada a construção de carros de corrida. Em meados dos anos 30 a empresa colocou carros de sucesso na categoria Voiturette com os modelos A a D-type. O desejo era construir um carro de Grand Prix, que nesta época era uma categoria dominada pelos carros alemães em particular os Auto-Union e os Mercedes-Benz de enormes motores (Auto Union type C e Mercedes W125). O principal designer da ERA Reid Railton deixou a empresa, indo trabalhar nos EUA, sendo designado para a criação do novo carro o jovem engenheiro Peter Berton (que mais tarde trabalharia para a BRM criando o BRM type 15 V16). Berton era fascinado pela engenharia alemã, e criou um carro com algumas semelhanças com o W125 da Mercedes, especialmente o eixo traseiro DeDion e no desenho com o W154. O carro utilizava um motor 6 em linha com 2 litros de deslocamento e sobre-alimentado com compressor, gerando 260hp. Em 1939 durante a corrida em Brooklands no troféu internacional, ficou em primeiro na pista. Mas competir com os carros alemães e Italianos era impraticável. O E-type se mostrava muito rápido nas retas, mas seu sistema de direção com muitas engrenagens, o deixava com uma má dirigibilidade. Após uma estréia decepcionante, foi enviado para a França para disputar o Grand Prix de Reims. Apesar de cravar 275 km/h nas retas, foi retirado da competição por problemas técnicos. Foi pilotado por Arthur Dobson.

A construção desta miniatura pode ser acompanhada nos posts "Construindo o ERA e-type 1938 partes 1 a 25"


O carro:







Características técnicas:

País de origem: Inglaterra
Motor: frontal, longitudinal, 6 cilindros em linha, duas válvulas por cilindro OHV
Cilindrada/Potência: 2 litros, 260 hp
Carburador: 2 SU
Câmbio: 4 marchas
Freios: A tambor nas quatro rodas com acionamento hidráulico 
Chassi: de aço tubular 
Corpo: em Alumínio
Suspensões (Dianteira): barras de torção, braços arrastados e amortecedores de fricção.  
Suspensões (Traseira): Eixo DeDion, braços arrastados e amortecedores de fricção.



A miniatura: Retrata o carro com alto nível de detalhamento, no interior, suspensões e demais detalhes externos. Status: à venda preço sob consulta. 


ERA e-type 1938 

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

ERA e-type 1938

Nenhum comentário:

Postar um comentário