Alfa Romeo 512 1940 miniatura nº 26

Nesta vigésima-sexta miniatura que inicia mais uma série de cinco carros e tradicionalmente com um Alfa Romeo, retratei uma Alfa da categoria Voiturette, que eram os carros menores de Grand-Prix com a limitação até 1,5l, e a categoria superior (Grand-Prix) até 3l. Na segunda metade dos anos 30 a categoria Voiturette popularizou-se, sendo uma alternativa para as equipes Italianas, pois o domínio da categoria superior até 3l. era dos alemães com os Auto-Union e as Mercedes. O Alfa Romeo 512 foi um projeto revolucionário de Gioacchino Colombo, e design de Wilfredo Ricart. A configuração mecânica era inusitada para a época, utilizando motor traseiro com 12 cilindros a 180º (contrapostos) o que abaixava consideravelmente o centro de gravidade. O motor era sobre-alimentado com um duplo compressor, com 1,5l (1.490cc) gerava incríveis 335hp. Outra peculiaridade deste motor era seu curso de apenas 54,2mm o menor já usado em um carro de Grand-prix. O protótipo do carro foi construído em 1940, mas com o início da guerra foi interrompido. Um segundo carro foi construído, mas jamais foi concluído. Este carro substituiria a Alfetta 158 de dois anos antes, também projetada por Colombo. Curiosamente o projeto da 512 após a guerra foi abandonado, e a Alfetta 158 foi bem sucedida, inclusive conquistando os dois primeiros campeonatos da fórmula 1 em 1950 e 1951, com Nino Farina e Fangio.

O carro:












Características técnicas:

País de origem: Itália
Motor: Traseiro, longitudinal, 12 cilindros à 180º (contrapostos), cabeçote e bloco de alumínio, duas válvulas por cilindro DOHC.
Cilindrada/Potência: 1,5 litros, 335 hp
Carburador: n/e  
Câmbio: de 5 marchas  
Freios: a tambor nas quatro rodas hidráulicos 
Chassi: Estrutura de aço
Corpo: em Alumínio
Suspensões: (Dianteira): Triângulos, barra de torção longitudinal, amortecedores de fricção e hidráulicos.
(Traseira): Eixo deDion, barra de torção longitudinal, amortecedores de fricção e hidráulicos.
Peso: 710kg 


A Miniatura: Retrata o carro com riqueza de detalhes, tanto no interior, quanto no exterior. O motor é visível em todos os detalhes, e toda a parte interna do compartimento do motor. Suspensões dianteiras e traseiras detalhadas e sistema de freios. Tampa do motor retirável. Status: à venda preço sob consulta. 

Alfa Romeo 512 1940 

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940

Alfa Romeo 512 1940


A construção desta miniatura pode ser vistas nos posts: "Em construção Alfa Romeo 512 miniatura nº 26 partes 1 a 5".